• SAC   0800 - 163333     SAC@COBRAROLAMENTOS.COM.BR
Notícias
Supermercados de autopeças atraem público feminino

Na esteira da expansão da frota de veículos, grandes gruposinvestem em lojas exclusivas de peças automotivas

21 de janeiro de 2013 | 2h 05 - A gerente comercial JulianaBrasileiro, de 35 anos, percorre as gôndolas e vai enchendo a cesta comprodutos como aromatizantes para autos, óleo de motor, fusíveis e capa devolante.

Juliana não está num supermercado, mas numa loja deautopeças, em Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo, a primeira damultinacional Autozone no País. Gigante do setor, a empresa líder do mercadonos Estados Unidos desembarcou no Brasil em setembro do ano passado de olho nopúblico feminino.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Peças eAcessórios para Veículos (Sincopeças), as mulheres já representam 40% daclientela.

Outras redes, como a Ancora, com 750 lojas em 13 Estados, aPitStop, do grupo Comolatti, e a Mercadocar, de São Paulo, também contribuírampara modernizar o conceito das lojas de autopeças. O próximo passo, segundoespecialistas, será o aporte de investimentos de grupos financeiros no setor.

A Autozone de Sorocaba tem a configuração de umsupermercado. Os 14 mil itens estão distribuídos por zonas com plaquetasindicativas facilitando o autoatendimento. O estacionamento é amplo e oambiente interno, agradável. "A toalete é limpa e perfumada, mas o espelhopoderia ser um pouco maior", sugere a cliente Juliana.

O gerente José Ilson de Senna conta que os vendedores foramtreinados para assessorar as consumidoras na escolha do produto correto."Às vezes, elas não sabem exatamente qual é o modelo do veículo, porexemplo."

As linhas de acessórios trazem apelos para o novo público,como os "cheirinhos" com fragrâncias de perfumes clássicos e ostapetes para carros coloridos.

O executivo da Autozone no Brasil, Maurício Braz, contou quea abertura da loja foi precedida de um estudo sobre as preferências dobrasileiro. Ele disse que o aumento na presença feminina já foi sentido naslojas dos Estados Unidos e do México. "Buscamos criar um ambienteconfortável e acolhedor."

A loja de Sorocaba tem um setor exclusivo paramotociclistas, um diferencial em relação às unidades doexterior."Percebemos que a frota de motocicletas está crescendomuito", justificou.

Outro destaque é o setor direcionado para mecânicos einstaladores, que dispõe de um catálogo eletrônico que permite a visualizaçãoda peça e de suas características.

De acordo com Braz, a Autozone mantém o plano de abrir de 12a 15 lojas no Estado de São Paulo ainda este ano. Ele adiantou que as próximasunidades vão atender a capital e seu entorno e serão inspiradas no modelo deSorocaba. "Estamos satisfeitos com nossa estreia no Brasil, um país em queo mercado automobilístico está a todo vapor." O grupo tem 4.685 lojas nosEstados Unidos e 321 no México.

O presidente do Sincopeças, Francisco Wagner de La Torre,atribui a chegada das grandes redes de varejo de autopeças ao bom desempenho domercado. O aumento nas vendas de carros a partir de 2007 se reflete, a partirde agora, numa expansão no consumo de peças. "O carro zero passa a sercliente do setor de peças depois que termina o prazo da garantia."

A atração de novos consumidores, como as mulheres, também sedeve à profissionalização do setor. "A frota brasileira ficou muitodiversificada e exigiu que o varejista se modernizasse. Hoje, não dá parapensar mais naquele modelo de loja com alguém atrás de um balcão que ocomprador apareça". La Torre estima o índice de formalidade em 80% eacredita que até 2014, o setor será totalmente formal.

 

Fonte: JOSÉ MARIA TOMAZELA , SOROCABA - O Estado de S.Paul

Cobra Automotiva
Endereço: Rua Vigário Taques Bittencourt, 177
Bairro Santo Amaro - São Paulo/SP – 04755-060
Vendas 55 (11) 5033-6500

DDG 0800 16 3333 – Fax 55 (11) 5031 – 5218 Ver Mapa
Conheça a Cobra Rolamentos
Cobra Automotiva nas Redes Sociais